Ibovespa recua com realização de lucros após dado forte de inflação nos EUA – CTM na mídia
O Ibovespa recuava nesta terça-feira, após três altas seguidas, com um dado mais forte do que o esperado de inflação nos Estados Unidos endossando movimentos de realização de lucros no pregão brasileiro.
Às 11:43, o Ibovespa caía 1,09 %, a 112.171,35 pontos, após avançar mais de 3% no acumulado das últimas três sessões. O volume financeiro somava 8 bilhões de reais.
De acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, o índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI) subiu 0,1% em agosto, quando economistas consultados pela Reuters projetavam queda de 0,1%.
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o CPI subiu 0,6% em agosto, após avançar 0,3% em julho.
Para o gestor Daniel Alberini, sócio na CTM Investimentos, além do dado principal, outras medidas internas do CPI também mostraram um quadro ainda ruim, sugerindo que o Federal Reserve terá um trabalho grande pela frente.
“E quanto mais taxas de juros nos EUA, mais complexo fica para o restante do mundo, por fluxo de dinheiro migrando para lá, por risco, por volatilidade…”, afirmou.
Em Wall Street, o S&P 500 recuava 3%.
O banco central reúne-se nos dias 20 e 21 de setembro para decidir sobre os juros nos EUA. As expectativas apontam um aumento de 0,75 ponto percentual, que elevaria a taxa para entre 3% e 3,25%.
Fonte: Terra