Nós chegamos lá? Discurso de 10 anos CTM por Pedro Ferroni.

 em Uncategorized

Esta pergunta me fez refletir para contar um pouco da CTM Investimentos – com olhar mais empreendedor e como a minha história se entrelaça a ela.

Minha história se funde a CTM em 2011, em um almoço no shopping Barigui, saindo de um evento, na época chamado Expo Money, que estava ocorrendo na Faculdades Positivo.

Naquela época estava fazendo meu TCC de pós-graduação na FAE sobre como montar um escritório de consultoria financeira.

No meio do evento da Expo Money, recebo uma ligação do meu professor de pós-graduação querendo conversar comigo e mais outra pessoa em um almoço.

Neste despretensioso encontro acabei conhecendo o Daniel. Fomos conversando, nos conhecendo e tentando alinhar alguns assuntos.

Neste encontro, admito que a minha sensação de construção de um propósito estava sendo escrita, construída e lapidada. Apesar de ser um pequeno embrião do que seria a CTM.

Sou uma pessoa que acredita em Deus e sigo seus princípios até onde acredito estar fazendo correto. O destino que nos faz caminhar até hoje é guiado por ele.

Naquele momento eram 3 pilares e uma aliança, isto até representou a logo da CTM por um período da sua história.

Quem é mais velho aqui como cliente e amigo, lembra do nosso primeiro escritório?

Rua Presidente Faria, centro de Curitiba, atrás do museu dos correios. E lá estávamos…

– Primeiro encontro no escritório, uma minúscula sala, ainda para ser reformada para caber o que seria a primeira gestora independente de Curitiba. Este escritório dividíamos com o primo do Daniel, advogado na época.

Mas, para tornar a CTM uma realidade, veio a primeira grande decisão: pedir a conta do atual emprego. Para focar 100% no sonho de construir esta empresa.

Quando vim para Curitiba, em 2007, para trabalhar em um holding financeira de antigos banqueiros, estávamos no auge econômico brasileiro e mundial, recordes de IPOs na bolsa brasileira, bolsas no mundo subindo, crédito na praça, população comprando fogão e carro em 80x, tudo estava bombando. Em meados de abril 2008 já havia fumaça da crise financeira que se instalou alguns meses depois, levando terror, medo, empresas e países a quebrarem e mudando a dinâmica do mundo financeiro moderno.

Meu emprego na época não passou ileso por este grande soluço mundial e acabei sendo dispensado.

Recém-formado, jovem, desempregado, morando com a minha namorada, hoje atual esposa, e ajudado financeiramente pelos meus pais. Um cenário não muito promissor.

Nessas situações sempre surgem várias perguntas, porém uma sempre se apresenta como a pergunta das perguntas – E AGORA?

Quando perdi o emprego, muitas pessoas com as quais eu trabalhava também foram dispensadas, em especial um diretor que acabou me ligando para ajudá-lo a montar um escritório de Fusões e Aquisições de Empresas.

Passados 3 anos dentro deste novo escritório, sempre tive a motivação de abrir o meu próprio negócio, isto me perturbava, isto tirava meu sono e esta sensação e motivação são provenientes da minha estrutura familiar. Meu irmão e eu, vivemos em uma casa onde aprendemos com nossos pais a sermos honestos, a nunca a desistir, trabalhar duro, ter grandes ambições, ser exemplo e construir um legado.

Descobri que nada na vida vale a pena, a menos que você corra riscos.

Na época da criação da CTM não tínhamos o melhor cenário econômico para começarmos a oferecer uma abordagem diferente sobre fundos de investimentos de ações, não tínhamos recursos para termos os melhores sistemas de suporte para nossas análises e pesquisas, não tínhamos sequer o que poderíamos chamar de base de clientes. Nossos clientes eram membros de família e amigos, e o detalhe maior de todos – estávamos entrando em um dos setores mais disputados do Brasil e do mundo, porém, nada disso nos impediu de continuar – graças a Deus.

Daniel já tinha um clube de investimentos com o perfil de Family and Friends, este clube foi transformado no que conhecemos hoje de CTM ESTRATÉGIA FIA – nosso primeiro filho.

O propósito principal que nos guiava e ainda guia a CTM com o fundo CTM ESTRATÉGIA é levar educação financeira, democratizar os investimentos em ações, praticar a filosofia de investimento em boas empresas e, por que não, a audácia das nossas visões empreendedoras.

O fundo continua sendo um mecanismo fora do comum para esta abordagem e a prova disso é o seu histórico que supera os 20% de rentabilidade. Investir e montar um portfólio é uma arte que envolve a combinação de disciplina, eficiência, coerência e criatividade.

Passando alguns anos, como toda empresa que cresce veio a primeira mudança física – a nova sede. A mudança continua sendo um marco na história da cia. Repaginamos logo, diretrizes de visão, site, tudo que tínhamos direito. Mas confesso que o melhor desta mudança foi na construção e formação de um time que hoje muito me orgulha.

Confiamos na nossa capacidade individual, mas, acima de tudo, sabemos do nosso potencial coletivo.

Criar um negócio do zero exige coragem – e uma dose de falta de juízo. Mas, estar ao lado de pessoas que você confia faz essa travessia ser muito prazerosa.

Hoje, entendo que ninguém precisa estar 100% pronto para empreender, desde que esteja sempre pronto para APRENDER.

Para isso trago uma frase do Filósofo Seneca que diz assim: “É NA ARENA QUE O GLADIADOR PEDE CONSELHOS”, ou seja, Nada vai te ensinar tanto quanto a prática.

Trazendo aos dias atuais e vendo toda a história da empresa, não há orgulho maior! Caminhamos até aqui com consistência, determinação e disciplina.

Esses são adjetivos que me fazem responder à pergunta que fiz no começo desta homenagem:

Nós já chegamos lá? E aqui respondo a vocês:

Não, nós não chegamos lá, e este “lá” onde quer que seja, está longe. Temos muito mais a fazer, muito mais a crescer, muito mais a aprender e ensinar.

Nesta maratona empreendedora aprendi que: você não pode pular etapas, você tem que colocar um pé na frente do outro, as coisas levam tempo, não há atalhos, é preciso persistência e não negocie seus valores, mas todos esses passos se resumem em uma única palavra: PAIXÃO.

Não importa QUANDO começamos.

Não importa ONDE começamos.

Tudo o que importa é QUE começamos.

Clientes e parceiros, vocês são nossa maior conquista, vocês são nossas maiores inspirações e nossos maiores apoiadores em todos esses anos.

Neste dia especial para nossa empresa, quero agradecer de coração por depositar sua confiança em nós.

E como mensagem final:

“Deus não une só pessoas, ele une propósitos”.

Muito obrigado!

Postagens Recentes