Ibovespa sobe mais de 5% em maior alta desde 2020 após 1º turno

 em Uncategorized

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa teve nesta segunda-feira a maior valorização desde abril de 2020, após o primeiro turno da eleição no Brasil mostrar uma disputa mais apertada na corrida presidencial e uma composição mais centro-direita no Congresso Nacional.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 5,54%, a 116.134,46 pontos, máxima de fechamento desde 14 abril deste ano. Foi também o maior ganho percentual diário desde 6 de abril de 2020.

Ações de estatais como Petrobras e Banco do Brasil dispararam, assim como Sabesp, que saltou quase 17%, enquanto a blue chip Itaú Unibanco registrou cotação recorde.

O volume financeiro atingiu 46,2 bilhões de reais, bem acima da média do ano, de 28,9 bilhões de reais.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado na eleição ao Planalto no domingo, mas o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que ficou em segundo, superou o estimado pelas principais pesquisas de opinião.

Investidores veem em Bolsonaro a manutenção de uma pauta econômica mais liberal, enquanto ainda buscam informações efetivas sobre o que Lula fará do ponto de vista econômico.

Candidatos ligados a Bolsonaro também se saíram bem tanto nas eleições para governador quanto para o Congresso Nacional – o PL, partido de Bolsonaro, garantiu a maior bancada da Câmara dos Deputados e no Senado.

Na visão do gestor Daniel Alberini, sócio na CTM Investimento, além do melhor desempenho de Bolsonaro em si, o que explica parte da reação da bolsa é a performance do “bolsonarismo” no Congresso Nacional e nos Estados.

“Há uma composição de Câmara e Senado mais pró-mercado”, avaliou, acrescentando que isso favorece o cenário de mais reformas, continuidade de políticas e menor irresponsabilidade fiscal, independente de quem for o vencedor.

Agentes financeiros devem agora voltar as atenções para as movimentações mirando o segundo turno da eleição presidencial, principalmente os arranjos políticos e como pode ocorrer a migração de votos de outros candidatos derrotados no primeiro turno, como Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Estrategistas do JPMorgan avaliaram que o primeiro turno torna essencial a Lula se movimentar em direção ao centro rapidamente, bem como apresentar seu plano macroeconômico, assim como veem aumento nas chances de Bolsonaro.

Além da forte reação às eleições, o pregão brasileiro ainda encontrou suporte no cenário externo, com o norte-americano S&P 500 fechando em alta de mais de 2,5%, enquanto os preços do petróleo Brent avançaram mais de 4%.

Originalmente publicado em https://www.istoedinheiro.com.br/ibovespa-sobe-mais-de-2/

Postagens Recentes